segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Da Batata a...(parte III) aos 3 Poderes!

Fiquei feliz pelo alto índice de aceitação da última postagem =D
Então resolvi escrever hoje mesmo, para dar continuidade ao blog.

Agradeço aos não tão escassos leitores, e aos novos contribuintes. Agradeço os comentários valiosos, e ao incentivo que me deram =D

Hoje vou continuar falando de... BATATA (prometo que isso está acabando, mas eu precisava de um gancho para puxar assunto). E vai ser uma postagem longa.

Vamos conversar sobre a composição da batata, hoje.
Começando pela tabelinha nutricional (batata de 150g)
                                   Quantidade        %VD (Valor diário de referência, dieta de 2000kcal)
Energia                    150 kcal              7,5
Proteínas                  3,7 g                   5
Lipídios (gordura)    0 g                      0
Carboidratos            23 g                    7,6
Fibras                       27 g                    108
Sódio                         5 mg                   <1

    Além de ter uma alta quantidade de potássio, que auxilia na elasticidade das veias e evita cãibras e problemas cardíacos.

    Sobre a batata em si, é uma das culturas que apresenta maior valor energético por hectare, ou seja, é uma das culturas que tem maior rendimento para consumo humano, apresentando alta produtividade e um alimento que fornece grande quantidade de calorias.

Para entendermos melhor, vamos separar os constituintes da batata em três grupos: construtores, energéticos e reguladores. Os três são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

    Os construtores são, basicamente, os aminoácidos e proteínas (polímeros de aminoácidos). Eles formam as células musculares, estruturas da célula como as organelas, além do sangue, como plaquetas.
    Os energéticos, carboidratos e lipídeos (ou gorduras), são responsáveis por nos ceder energia (ok, os nomes são auto-explicativos). Carboidratos são açúcares (começando por glicose; uma molécula de glicose + 1 de frutose vira açúcar comum, a sacarose) ou amidos (polímeros de glicose; milhares de unidades de glicose unidas formam amidos - e de acordo com o modo que se agrupam, formam amidos diferentes). E há as gorduras, que são moléculas maiores e mais complexas. Carboidratos fornecem 4 quilocalorias por grama, enquanto as gorduras, 9 kcal.
    Os reguladores cumprem as demais funções: regular pressão, entrada e saída de minerais, controle da água no corpo, sistema excretor. São as vitaminas, sais minerais (como potássio) e as fibras. O potássio, como dito acima, ajuda no controle da pressão e evita cãibras, e as fibras ajudam na formação do bolo fecal, ajudando as fezes serem excretadas. Batata ainda contém vitamina C na casca, o ácido ascórbico, um antioxidante e responsável por ajudar na elaboração do nosso sistema imunológico.


E... Onde quero chegar?
Bem, como os alimentos (e a batata), nosso país também tem 3 áreas, chamadas de Três Poderes.
São eles: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Abaixo vou tentar explicar no que consiste cada um, e a função de cada ser que a gente elege ou não, para podermos entender melhor. Eu mesmo não sei explicar o que um Deputado federal ou estadual faz!!! Espero que depois da leitura, fiquemos todos esclarecidos! :D


Começando pelo Poder Executivo:

O poder executivo tem 3 esferas: federal (representada pelo Presidente da República, no nosso país, e seu vice-presidente; e os ministros - saúde, educação, casa civil, etc), estadual (governador e vice, e os secretários - saúde, educação, etc.) e municipal (prefeito e vice, bem como secretários - esporte, lazer e cultura, educação, saúde, etc.).

Nós elegemos separadamente eles, sendo ora a esfera municipal, com as eleições para prefeito, que acontecerão este ano, ora o estadual junto ao federal.

Elegemos apenas Presidente/vice, Governador/vice, Prefeito/vice, tendo seus ministros e secretários escolhidos por eles, após eleitos. Os ministros e secretários podem ser contratados e demitidos a bel-prazer da autoridade executiva da esfera, e são responsáveis por cuidar de suas respectivas áreas.

As funções dos membros do poder executivo são:

  • Direção da administração superior;
  • Participar da elaboração das leis, vetar projetos que não forem coerentes ou possíveis, sancionar as leis (dizer que são válidas) bem como sua publicação e regulamentação;
  • Seleção e gestão dos ministros ou secretários;
  • Celebrar tratados internacionais, declarar guerra e paz;
  • Comando supremo das forças armadas;
  • Decretar estado de sítio;
  • Decretar e executar intervenções federais em território nacional.
E cada ministro ou secretário tem funções administrativas superiores em suas áreas; seus assessores são seus ajudantes para estas funções. Podem fazer tratados com iniciativa privada e determinar políticas públicas para administração de suas áreas.



Poder Legislativo:

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional (o famigerado).
Também é separado em 3 esferas, a federal (composta pelos Senadores e Deputados Federais), a estadual (com os Deputados Estaduais) e a municipal (Vereadores).
Neste caso, todos são eleitos por nós.
Vereadores são eleitos junto com Prefeito e deputados são eleitos com governador e presidente. Os senadores são eleitos de 8 em 8 anos, mas a votação acontece de 4 em 4 anos, onde revezam na troca 1/3 e 2/3 do total de senadores.

E o que eles fazem?
Senadores e deputados federais:
  • Aprovam declarações de guerra/paz e de estado de sítio
  • Autorizam presidente e vice a se ausentar do país por mais de 15 dias
  • Fiscalizar atos do Poder Executivo
Os Deputados Estaduais e Vereadores representam a mesma função a nível Estadual e Municipal, respectivamente.

O Poder Legislativo também é responsável pela criação de leis, alteração das antigas, ou sancionar decretos de leis, que não precisam da aprovação do Executivo. O Congresso, bem como Câmara dos Deputados, e Câmara dos Vereadores, portanto, são responsáveis pelas leis, sua criação, manutenção e alteração. 
Daí saem projetos que podem ser parcerias com iniciativa privada, ou projetos para construção disso ou aquilo, aumento de verba para esta ou aquela função. E verificam a constitucionalidade das leis.
E nós os escolhemos diretamente. A todos.
Não vou comentar sobre o sistema de votação, mas se tiverem dúvida, coloco em outra postagem.


Poder Judiciário:
  • Supremo Tribunal Federal
  • Conselho Nacional de Justiça (sem função jurisdicional, apenas funções administrativas)
  • Superior Tribunal de Justiça
  • Superior Tribunal Militar
  • Tribunal Superior do Trabalho
  • Tribunal Superior Eleitoral
  • Tribunais Regionais Federais e juízes federais
  • Tribunais e juízes do Trabalho
  • Tribunais e juízes eleitorais
  • Tribunais e juízes militares
  • Tribunais e juízes dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.

São os juízes. Seguem carreira pública e ingressam via concurso público. Responsáveis por julgar cada área as quais são designados, e o título é auto-explicativo.

Não temos contato direto com estes, já que o meio de seleção deles não nos tange, mas devemos prestar atenção neles, pois são alvo das maiores críticas de corrupção, e só há um modo de provar isso: filmar as coisas que eles fazem erradas, tipo aceitar propinas. E isso é difícil para nós. É o último poder com o qual vamos mexer.




Agora, explicadinho?

Já sabemos como lutar. Onde devemos prestar atenção.

Aposto que 95% das pessoas não se lembra em quem votaram para o poder Legislativo nas últimas eleições. Espero que lembrem. E espero que todos fiquemos de olhos abertos, vigiando cada indivíduo possível.

Lembrando que eles são nossos representantes, logo, é o caráter do nosso povo.

Estou de olho! E espero que vocês também.