quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Um Boi é tão ser vivo quanto um Cachorro.


Você gosta de cachorrinhos? E de gatos, bois, vacas, galinhas, chinchilas, jacarés, onça pintada, baleia...? E do facebook e twitter ?

Acho que muitas pessoas gostam dos animais assim como gostam de passar horas em frente as redes sociais postando fotos de seus bichinhos fofos ou dos mau tratos, que abomináveis seres humanos que se dizem seres racionais praticam. Essa junção de rede social, meio de vinculação de vídeos como o do caso do yorkshire, que foi espancado até a morte por sua dona, entre outros, possibilitou que muitas pessoas se organizassem no Brasil e no mundo para saírem tomando as ruas com palavras de ordem e  cartazes que chamavam a atenção para os mau tratos aos lindos animaizinhos, claro que essa não é primeira vez que isso acontece, mas no  Brasil as tenções geradas nos últimos meses ajudaram a juntar mais adeptos ao movimento.

Tenho certeza que essa é uma causa justa que deve ser debatida a discussão levadas as escolas, movimentos sociais, partidos políticos e chegar com toda força no senado, para que as leis sejam mais rígidas e que se tenha mais política publicas para acolher animais com vítimas de maus tratos e abandono, além de leis mais rígidas para animais silvestres.

Mas as coisas não são fáceis e o como diria minha mãe e avó “ O buraco é muito mais embaixo do que se pensa”, para quem não entende a expressão significa que tem muita coisa que não se mostra, principalmente na mídia e por hora pode deixar de ser discutido, mas que sem duvida alguma é um dos maiores problemas que existem em relação ao assunto, é também o que difere os grupos de madames que num tem o que fazer dos verdadeiros ativistas do movimento a favor do animais.

O Brasil é um dos maiores importadores de carne bovina do mundo, um grande consumidor de carne de porco e de frango, é com muita vergonha do meu “País abençoado por Deus” que digo que é uma das maiores referencias de um “esporte” chamado rodeio, tendo várias cidades que participam do circuito internacional  da “festa”.

Não sou contra comer carne, e nada contra os shows sertanejos e axés que acontecem nos rodeios, com certeza devem ser muito divertidos.  Mas vamos parar pra pensar!! Uma pessoa louca  que matou um cachorrinho agente trata, prende faz alguma coisa com ela, e com os outros que fazem coisas parecidas como enterrar o cão vivo (outro caso deplorável). Mas os verdadeiros inimigos dos animais são os grandes empresários e suas sujas e nojentas corporações capitalistas, que visam o lucro a qualquer custo, além dos produtores  latifundiários que fazem animais nascerem para que morram de forma brutal, e ainda tem latifundiários que plantam, mas que pra isso devastam áreas enormes de florestas deixando muitos animais sem casa e mortos pelas maquinas e queimadas.

Não me adianta falar que está revoltado com o a enfermeira e comprar o ingresso pro show do Jorge e Matheus no próximo rodeio, lugar onde maltratam os touros que não ficam pulando porque gostam disso e sim porque estão sendo expostos a situações stress extremo,  passando por flagelações, isso mesmo apanhando muito. Até eu se amarrarem um laço no meu saco e puxar eu saio pulando bem mais que um touro,  para você que vai apenas por causa do show, dane-se, o dinheiro vai para as mesmas pessoas, e vão continuar maltratando.

Sim eu como carne, pode ser hipócrita meu texto por esse motivo, mas acho que temos que lutar para que seja feita uma reforma agrária pois os pequenos agricultores diferentes dos latifundiários podem ter muito mais respeito pelos animais, criarem da forma correta, e seu lucro ser uma margem muito menor não sendo necessário a produção em massa com rações, não precisamos suprir a exportação. As festas podem continuar acontecendo, mas por que não só o show? Já que ninguém vai por causa da montaria.

Espero que os movimentos que estão acontecendo não parem com esse marcha e que sejam muito forte e críticos contra essa sociedade capitalista de lucro a qualquer custo de festas que não precisam acontecer.

Ou seja, os movimentos devem ser bem diferentes do que aquele que a TV esta mostrando. Uma última coisa que ia me esquecendo, passou nos telejornais pessoas revoltadas atrás da “assassina” que matou um cachorro, mas não passou ninguém chamando de assassino os donos de frigoríficos os donos das festas.
Vamos rever os caminhos das manifestações, sei que tem muita gente séria nisso e essa imprensa burguesa corrompida não mostra.

E ambos são muito ruins.

Vamos lembrar também que tem animais sem casa, assim como tem gente como no último “post”, e em pinheirinhos tem muitos cães sendo abandonados. Ou seja o problema esta enraizado na sociedade de consumo e de descaso com qualquer ser vivo que tenha menos dinheiro e influência.

Obrigado Otávio pela oportunidade de escrever no Blog espero que as pessoas gostem do meu texto.