segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Da Batata a... Parte II: S. José dos Campos

Boas noites escassos leitores (que um dia espero que sejam muitos, e agradeceria se pudessem participar mais ativamente do blog, escrevendo textos - só pedirem para serem co-autores que eu adiciono vocês como escritores e podem postar sempre que quiserem - ou comentando...)!
Como não posso fugir dos modismos, hoje vou falar sobre algo relevante, mas comecemos dissertando sobre a batata...



A batata teve seu cultivo iniciado há mais de 8 mil anos, como visto em sítios arqueológicos nos Andes, onde já era notado vestígio de plantações do tubérculo.
Teve seu cultivo iniciado junto, praticamente, com o início da sociedade, com o desenvolvimento da agricultura e nossa evolução, nos tornando Homo sapiens, logo, merece seu respeito.


Seu cultivo foi altamente difundido quando os europeus vieram, através das grandes navegações, fim do século XV, começo do séc. XVI, e cometeram o genocídio com os indígenas nativos. Tiraram a casa deles, de maneira desregrada, fizeram uma desocupação a mando de um governo que não era presente na região, depois de declarar o território como propriedade dos reinos europeus...
Deixando a desocupação dos nativos de lado...


A batata, então, foi levada para o território europeu, onde se adequou muito bem ao clima. Antes de continuar, só fazer o adendo: existem milhares de tipos de batatas (mais de 3000 espécies!!!), mas são poucas as difundidas, e majoritariamente a "mona lisa", de casca lisa e formato oval/arredondado.
Se tornou um cultivar importantíssimo para alguns países como a Rússia, ou Irlanda, onde a população "meio que" venera a batata, e tem este tubérculo como principal alimento, comendo batata diariamente.

Mas... o que a batatinha: tem a ver com isso? (Crédito da foto para Michelle Gonçalves da Costa =D)



Ao ponto:


Para quem tá preocupado com assuntos gerais, ligados a mídia, ou a programas fúteis como o BBB (casa bonita aquela... gostaria de morar num local daqueles! Haha), vou direcionar o assunto para o caos que está ocorrendo em São José dos Campos - SP, na comunidade conhecida como Pinheirinho.


Não que o assunto dos projetos estadunidenses SOPA e PIPA não mereçam destaque, mas estão arquivados, então conversaremos mais a frente sobre isso.


Bem, para começo de conversa... O QUE ESTÁ ACONTECENDO POR LÁ? 
A polícia está realizando uma reintegração de posse, ou seja, tirando os moradores 'ilegais' que estavam residindo no local.






Quem é o dono da terra?
Aí reside a primeira polêmica. Oficialmente a terra, avaliada em 84 milhões de reais, era de uma empresa chamada SELECTA S/A, uma Sociedade Anônima (ou seja, uma empresa onde há um sócio majoritário divulgado e outros sócios que ninguém precisa saber quem é), que faliu. O proprietário desta empresa (sócio majoritário) era o senhor Naji Robert Nahas, um libanês naturalizado brasileiro.


 Naji Nahas foi considerado responsável pela quebra na bolsa do Rio de Janeiro, em 89 (sim, época que muitos dos leitores ainda não eram nascidos, na época da inflação, quando o Plano Real estava em desenvolvimento, ou nem pensado era). De acordo com a revista Veja, o brother pegava empréstimos nos bancos, aplicava em ações na bolsa, por meio de laranjas. A especulação valorizou demais as ações, e os bancos não foram capazes de comportar a inflação, pararam de realizar empréstimos a ele, e começou a quebra em cascata das organizações financeiras, foi julgado e absolvido (citei isso só para termos uma noção do caráter da pessoa).


Também foi preso em 2008, pela Polícia Federal, na operação Satiagraha, que combatia a corrupção, lavagem de dinheiro e desvios de verbas públicas. Mais detalhes ficam a cargo de vocês, leitores. Há informações valiosas em vários sites, da biografia deste moço. Até mesmo na wikipedia, de onde tirei estas informações (vamos aproveitar enquanto o FBI não tira wikipedia do ar, acabou de cair 4shared aqui o/)


Este terreno, entretanto, pertencia ao grupo Selecta, que teve sua falência declarada. Possivelmente uma fazenda onde cultivavam seus produtos.


Acontece que a empresa faliu e ficou devendo dinheiro para o banco. Encerra-se este capítulo.
Então, um grupo de pessoas, que não receberam apoio do governo, tomaram a terra. Para entender melhor: a terra já não podia ser da Selecta em si, e sim do banco governamental, meio de pagamento das dívidas.
Pense: você é um sem terra e sem teto, e tem uma área livre, sem dono. Torna-se um território livre. Todos ocuparam ali e tiveram sua moradia decretada.


Há 8 anos residiam ali. Cerca de 9 mil pessoas.
Agora muitos acusam do local ser uma área marginalizada, com alto índice de criminalidade, onde a polícia não conseguia entrar. FOCO NESTA ÚLTIMA FRASE.



Ok, a terra é de uma empresa falida, que venderia a terra para o governo (municipal, estadual e federal). Então que diabos, de fato, está acontecendo?

Houve um pedido de reintegração de posse, por parte da massa falida da Selecta. Ou seja, os falidos proprietários mandaram tirar a galera que morava lá, há muito tempo. Mas nada foi feito até então, quando o pedido, talvez tenha sido refeito, ou sinceramente acredito [fim da imparcialidade, momentaneamente] em alguma propina que possa ter rolado nos bastidores[volta da "imparcialidade"].

Os moradores estavam contentes com seus lares quando um contingente de 1800 policiais (isso dá 20% da população do local), foi expulsar a população de lá, no dias 17/18 (janeiro, 2012). Acontece que há um pequeno problema: houve um acordo a nível FEDERAL (dia 17) que cessou a reintegração de posse por 15 dias, e uma decisão ESTADUAL que cessou a cessão da reintegração. Mais ou menos assim: presidenta mandou esperar um tempo antes de continuar a expulsão, o governador mandou a presidenta calar a boca e mandou continuar a expulsão.

Não que as figuras máximas tenham agido, mas trata-se de um desacato Estadual ao governo Federal.

O prazo de 15 dias seria suficiente para debater a reintegração de posse a outro nível, transferindo o terreno para os governos municipal, estadual e federal, terminando parte da dívida da falida Selecta S/A. A população poderia ter seu terreno legalizado, mas houve manobra política para evitar essa possibilidade.
Foi um erro grave de desacato à maior hierarquia. Ao meu ver, leigo, claro.

Não bastando esse grande problema, podemos ver que a desocupação ocorreu de maneira violenta:


E como aconteceu a seguir:


e

e


Zé Maria e Eduardo Suplicy participando ativamente deste protesto, buscando ajudar a população.

A questão não é se era um acampamento violento - ou se o bairro é violento. É a luta pelo direito civil. Eles estão sendo expulsos de lá. Como os índios plantadores de batatas dos Andes foram expulsos e humilhados.
Então os sem teto e sem terra que plantavam batatas como fonte de alimentação não vão ter onde plantar. Nem onde morar. E por que? Porque a corrupção regional travou a negociação. Porque um cara que já deu muito trabalho pro país quer desalojar as pessoas que moram lá.

Se não tivesse arriscado como está, eu gostaria de ir lá apoiar. Mas não tenho essa capacidade toda, por isso vim contar para vocês o que acontece. Talvez fiquemos conscientes e possamos ajudar. Não posso parar o que acontece lá, porque se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. Mas se ficarmos juntos, o bicho foge. Então força, nós devemos defender nossos direitos de cidadão.

Hoje não somos nós os agredidos diretamente, mas este ato não foi de autoridade, e sim de autoritarismo. Não podemos deixar isso acontecer, ou isso pode se expandir mais e mais.

Divulguem e, se eu estiver errado, por favor, me corrijam. Estou longe, não consigo obter muitas informações. Agradeço ao camarada Nicanor pelo apoio das novidades.

Bem, espero que ninguém vá fritar batatas depois dessa.



Atualizando:

A partir de 7h30 da manhã, na Record, imagens do que aconteceu e está acontecendo; se possível, assistam.
Senhora de 78 anos tem casa bombardeada por granadas de efeito moral.
Mais 10 feridos.
Tiros para todos os lados, com armas não letais da PM.
Governador disse que reintegração de posse foi pacífica, tentando ocultar todo o problema.

E fica esta matéria: http://www.viomundo.com.br/denuncias/deputados-denunciam-manobra-de-ma-fe-do-governador-alckmin.html

_____________________________________________________________________________

Ótimo, agora a rede Record de Televisão está fazendo marketing negativo da população do Pinheirinho! São 8h50 da manhã e voltaram as imagens em novo noticiário...

Estão agressivos? Lógico! Estão atirando neles! Há táticas de guerrilha por parte da polícia, como puderam ver! Não deixemos esta mídia televisiva adulterar o foco!

______________________________________________________________________________
Vamos entender porque a ordem Federal não foi acatada:
O STJ disse que era competência Estadual. Decisão do SUPREMO. Agora me diz que não há incoerência?!?!
Insisto em papelão nos bastidores...
______________________________________________________________________________

Mais uma, agora a decisão judicial:
http://www.tjsp.jus.br/Handlers/FileFetch.ashx?id_arquivo=36638
_____________________________________________________________________________

Passeata em São José dos Campos anunciada. Parece que vai ocorrer uma passeata violenta no local. Isso é complicado, perdem a razão =(
Programada para esta tarde (23/01/2012), os comerciantes já começaram a fechar as lojas para evitar ainda mais depredação.


Mais tarde tem mais.