Bom dia queridos leitores, que são poucos, mas com certeza valorosos.
Cada pessoa que torra seu tempo lendo uma destas postagens pode se considerar minha amiga, por estar compartilhando de opiniões e traços de caráter, praticamente abrindo meu coração. *risos*
Acho que agora vou escrever pela primeira vez sobre um assunto que eu espero que se torne recorrente ao longo do tempo.
Você, camarada leitor(a), se por acaso, acabar a luz de sua casa, à noite, é tomado de um repentino mal-estar, correndo uma certa adrenalina pelas veias, temendo pelo pior? Mesmo estando na segurança de seu lar, com todo seu conforto? Pois bem. Imagine-se adentrar um local onde nem você nem consegue abstrair o que tem lá dentro. Um recinto fechado, hermeticamente, sem fontes de iluminação; um lugar que você não tem noção do tamanho, ou do que pode ter lá dentro. Ouve sons que nem imagina o que pode ser, totalmente diferente de tudo que já ouviu. Qual a sensação? Parece desagradável, não?
De fato, eu ficaria aflito. MUITO aflito.
Agora... e se esse lugar, ao ser descoberto aos poucos, se revelar um pequeno paraíso? Os tais ruídos fossem apenas instrumentos que possam gerar algum conforto? Pois bem, aquela primeira sensação que teve, de angústia, é o preconceito.
Eu estava a pensar sobre isso, e percebi que o preconceito se apresenta de duas maneiras... Uma seria essa, um verdadeiro medo, um modo do seu corpo se preparar para algo ruim; esse seria um preconceito natural e com uma certa utilidade. O outro seria algo mais complexo, rude e mau.
Analisando a palavra, temos pré-conceito, ou seja, uma idéia estabelecida previamente sobre um determinado assunto, tema, situação. Esse "preconceito natural", o medo, seria algo intrínseco ao nosso instinto. Por outro lado, há um outro "rolê" - mais problemático.
O/A Camarada está andando na rua, tranquilo(a), e vê um rapaz com roupas esfarrapadas, aspecto sujo, com uma cara não muito amigável. O que passa à sua cabeça? "Seguramente é uma ameaça, posso ser assaltado!". Do mesmo modo que o medo, esse preconceito surge com base nessa insegurança. Pode ser mesmo que o pobre mendigo seja algum criminoso, tanto quanto um "playboy" que tem um carro novo, ou algum político por aí. Mas temos essa idéia de perigo na nossa cabeça, estabelecida como um cabresto social, um modo de conter a sociedade, evitando certas atitudes.
Um exemplo simples seria o preconceito racial. Surgido numa época onde os diferentes povos precisavam preservar sua cultura, era bastante comum a xenofobia, e o modo mais prático de determinar quem era de fora era pelas características físicas. E pronto, temos o racismo. Mas com o tempo, a coisa se tornou séria. Algumas 'civilizações' começaram a expandir seus domínios, subjugando outros povos, e estes, reprimidos, passaram a ser discriminados, tidos como inferiores. Os regentes dos povos dominantes usavam argumentos pouco verídicos, mas aliados ao medo da população, para evitar revoltas dos dominados, que eram marginalizados da sociedade.
Simples de entender, né? Agora me diz: já que o mundo está todo ajustado, a eugenia já foi pelo ralo, qual a necessidade do preconceito? *Claro, além de ajudar a evitar assaltos, esporadicamente...*
NENHUMA!
GUYS! Essa semana eu fiquei PUTO com esse rolê de preconceito, sabe? Me chateia, de verdade!
As pessoas, depois da globalização, ficaram meio sem bases, sem personalidade, já que não há uma identidade nacional ou mesmo de povos... então as pessoas se agrupam em tribos urbanas, para suprir essas necessidades. Infelizmente, eu tenho cara de nerd - e como tal sou tratado. Portanto, sorte com garotas tende a zero.
Mas pior que essa zica, é ter que aguentar a frustração de passar 5 anos tomando coragem para falar com a garota mais linda que você já viu - e sequer sabe o nome dela... Conseguiu achar o perfil dela numa rede social e pegou um contato de mensagens instantâneas (amo orkut e MSN ^^) e quando eu fui falar com a minha musa do ensino médio... UOU, fui destruído >.<
Passei quase 2 horas fazendo perguntas simples e obtendo respostas monossilábicas, sem que houvesse nenhuma curiosidade em me conhecer!!! Vamos lá, gente... quem me conhece sabe que sou um cara razoavelmente agradável!
Nossa... eu juro que se eu pegar o infeliz que criou esse conceito de preconceito... nossa, eu empalo com uma palmeira real! xD
Por causa da porcaria do meu esteriótipo eu dancei com minha musa. Mas 'to reclamando de pouco, sério.
Vamos pensar no nosso país; é um país imenso, cheio de riquezas naturais e todo esse bla bla bla que vocês sabem...
Agora, notem que SP é o Estado que tem maior PIB, maior industrialização, e como costumam dizer, "carrega o país nas costas". Sabe o que é isso? É preconceito. Não podemos dizer que São Paulo é o melhor Estado do país. É tão bom quanto todos os outros! E nós, paulistas? Por que nos achamos no direito de criticar os nordestinos? Chamamos eles de cabeças chatas, não valorizamos seus trabalhos! Quem construiu a avenida paulista? Garanto que boa parte dos prédios do "coração financeiro do país" só existem porque nordestinos estavam lá, trabalhando arduamente.
E não, NÃO MESMO. Nordestinos não são apenas mão de obra da construção civil. Como podemos esquecer das obras intelectuais desse povo forte? Temos exemplos como Caetano Veloso - um dos mais importantes ícones da luta contra a ditadura - temos essa liberdade de expressão graças a ele!!! Ou Gilberto Gil, que mostrou a cultura brasileira mundo afora... e enquanto ministro adotou uma política de valorização do cinema nacional, onde os incentivos auxiliaram em super produções como o tão aclamado "Tropa de Elite", cujo personagem amado por todos, Capitão Nascimento, era interpretado por um dos maiores atores do nosso país, Wagner Moura!
Como podemos esquecer da contribuição literária de Suassuna? O poeta Manuel Bandeira.... E vamos deixar de lado Dominguinhos?
Tudo bem, todo mundo ouve agora Claudia Leite, Ivete Sangalo e adora micaretas. De onde surgiu isso?
E os magníficos cantores como Betânia, Gal Costa, o intelectual-insano Tom Zé... Para quem só ouve rock, como não valorizar um dos maiores rockeiros que o país já teve, Raul Seixas... e mesmo Lenini? Só alguns de muitos!
Só um último adendo aí... Luis Inácio "Lula" da Silva, considerado um dos melhores presidentes que o país teve até hoje, o presidente com maior índice de aprovação pela população, um dos políticos de maior influência do mundo e uma das personalidades mais importantes da década.... da onde veio mesmo? "fikdik"
É uma hipocrisia tratar a galera dessa região desse jeito! Botemos a mão na consciência... Não façamos piadas desnecessárias. Vamos ver quem realmente vale alguma coisa.
Este post eu tirei mais para falar dos nossos irmãos nordestinos... mas virão outros =o)
Que o preconceito vá a M*RDA! Ele me F*DEU com uma guria VERY NICE, então quer saber?
Deixo minha revolta aqui! xD
Abraço a todos, e perdão pela postagem gigantesca... mas não tinha como escrever menos xD
Esclarecimentos:
1)Não culpo minha "musa" pela atitude... se eu fosse uma garota de seios fartos e aparência aprazível, e um guri bizarro, com cara de louco, ficasse me secando, eu com certeza fugiria MTO. E não daria oportunidade de uma conversa via internet... Ela até foi caridosa xD
2) Cinco anos realmente é muito tempo, mas temos que levar em consideração que eu namorava no primeiro colegial... e no segundo... e no terceiro... e até o meio do segundo ano da graduação também xD
3) Garotas... 'tô solteiro, ok? Mas sou meio fresco xD